terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O HATHA YOGA


Este texto é a continuação do texto intitulado Os Métodos Tradicionais de Yoga


Hoje em dia a maior parte dos métodos de Yoga que se praticam em Portugal e, em geral no ocidente, são uma forma de Haṭha Yoga. O Haṭha Yoga começou a ser bastante desenvolvido a partir do séc. IX, apesar das formas hoje conhecidas de Haṭha Yoga poderem ser muito diferentes das práticas de então.

        Os haṭha yogis trabalham o seu corpo físico, a energia que anima esse corpo (prāṇa) e a mente, com o objectivo de os conhecer profundamente, purificá-los e alinhá-los. A prática e o estudo do Haṭha Yoga vão desde a ética e o cultivo de valores universais e fundamentais (como a não-violência, a verdade, a não-possessividade, aceitação, etc.) até às técnicas mais contemplativas de meditação.







Desenganem-se portanto, aqueles que pensam que Haṭha Yoga é apenas uma prática física. Aliás, os tratados mais conhecidos e antigos de Haṭha Yoga (Haṭha Yoga Pradīpikā, Gheraṇḍa Saṃhitā e Śiva Saṃhitā) dão um foco muito maior às técnicas mais subtis do Yoga, como a meditação, e ao ensinamento, do que propriamente às posturas do corpo. As posturas servem sobretudo como alicerce, conferindo ao praticante saúde e estabilidade corporal para as outras práticas.

É importante deixar bem claro que, segundo a tradição védica, o Haṭha Yoga não traz o conhecimento de ātmā (do Eu) e por extensão não traz a libertação (mokṣa). Esse é o papel de Vedānta ou Jñāna Yoga. Podemos sim, considerar o Haṭha Yoga como uma forma de Upāsana, no sentido em que nos ajuda a integrar e alinhar o corpo, respiração e mente, preparando-nos para o ensinamento.

Ao longo desta vida e, segundo a tradição do Yoga, ao longo das várias vidas passadas que tivemos, fomos coleccionando condicionamentos e bloqueios mentais. Temos uma ideia errónea sobre quem somos, pensando ser algo limitado, condicionado pelo tempo, espaço e circunstâncias. E isto traz-nos sofrimento sob a forma de medos, ansiedades, inseguranças, raiva e outras perturbações mentais. Estas perturbações mentais condicionam a própria mente e por extensão o nosso corpo energético e físico. Neste sentido, a prática do Haṭha Yoga ajuda-nos a dissolver essas couraças físicas, energéticas e mentais, criando um corpo-mente novo, mais disponível e preparado para escutar o ensinamento de Vedānta.

A prática é assim uma oportunidade para estarmos connosco mesmos, observarmos como lidamos com o nosso corpo e mente, com suas sensações e pensamentos, com suas facilidades e dificuldades. E todo este processo de aprimoramento e refinamento acontece num pequeno espaço no chão da nossa casa, no nosso tapetinho de prática :)

         Das muitas formas de Haṭha Yoga que hoje existem pelo mundo fora algumas das mais conhecidas são: Iyengar Yoga, Aṣṭāṅga Vinyāsa Yoga, Yoga Dinâmico, Vinyāsa Yoga, Power Yoga, śivānanda Yoga e o Viniyoga.


Sem comentários:

Enviar um comentário