terça-feira, 2 de agosto de 2011

INCREDIBLE INDIA

Nota: uma vez que me encontro na India nao me e' posivel escrever com acentos...

Enfim India... Ja me encontro na terra do conhecimento. Por aqui existe um slogan que diz "Incredible India" e isto nao poderia ser mais verdadeiro.
Em menos de um dia uma pessoa ja tem umas historias para contar :)

Comecemos por duas coisas que me agradaram bastante nos aeroportos de Delhi e Chennai. Em Delhi encontrei esta magnficica escultura (enorme) num dos corredores do aeroporto. Fiquei ate arrepiado so de olhar :)

Surya Namaskar, aeroporto de Delhi

Em Chennai, na saida do aeroporto uma magnifica estatua de .... Ah pois e' : Shiva, quem mais?

Shiva Nataraja, aeroporto de Chennai

Cheguei por voltas das 19h30 mas a essa hora, por aqui, ja e' noite. Depois de 24h em avioes e aeroportos so me apetecia era chegar ao hotel, tomar um bom banho e DORMIR. Peguei num taxi e la fui eu. A cidade e' quente mas nao tanto como esperava... digamos que e' suportavel. E olhem que eu sou calorento... Foi interessante viajar de novo na India, perguntamo-nos sempre quando e' que vamos bater mas a verdade e' que eles se entendem.

Depois de quase uma hora de viagem la cheguei 'a guest house. Nao e' um sonho, encontrei alguns insectos pelo chao e tal... mas nada do outro mundo. Chennai e' uma cidade bem cara, os quartos nao sao assim tao baratos e as viagens de taxi e rickshaw sao carotas...

Eram quase as 21h e eu queria era ligar 'a familia para os descansar e para tambem eu descansar... Sai do hotel e la fui 'a procura do telefone magico. Ui, o que eu procurei... As pessoas diziam-me para ir para a direita, para a esquerda, fui por aqui e por acola e nada... e os minutos passavam e passavam. Noite... com transito... numa cidade desconhecida 'a procura de um mero telefone... estava a ficar irrequieto... Ainda para mais os locais falam pouco ingles, mas sao muito prestaveis...

Voltei ao hotel desolado e pedi por favor para que eles me ajudassem a telefonar. Nao queria que a minha familia ficasse preocupada... E eles foram muito amaveis. O rapaz da lavandaria pegou em mim, coloco-me na sua moto e la fomos nos... Simaozinho logo no primeiro dia no assento de tras de uma moto, sem capacete, pelas estradas torbulentas de Chennai. Mas olhem, estava tranquilo... La encontramos um sitio e la consegui falar com a familia... Ufa! Voltado ao hotel tomei um bom banho e cai num sono profundo...

Hoje, levantei-me cedo, fiz a minha pratica e preparei-me para ir de encontro 'a pessoa que me fez vir 'a India, o Swami Paramarthananda. Depois de comer umas frutas procurei por um rickshaw... Bem, o pessoal aqui cobra bem... e sao dificeis para regatear. Eu la tentei baixar bem o preco com uma meia duzia e eles nao aceitaram. 'As tantas tive que ceder um pouco e la fui eu assistir 'a aula do Swamiji.

De referir que Chennai e' um paraiso, comparando com Delhi. Uma cidade limpa, para os padroes indianos, estradas largas, nao se nota muito mau cheiro nas ruas, o transito e' complicado (nao tanto como imaginava) mas vi alguns sinais (milagre) e ate policias de transito. Enfim.. nada mal.... O problema e' atravessar as ruas a pe... Estive que tempos para atravessar a rua e entrar finalmente no Sterling Club, onde o Swamiji ensina. Uma pessoa tem que ser quase um Indiana Jones :)

Cheguei uma hora antes. E logo de seguida chegaram 3 senhoras e um senhor que preparam a sala e toda a logistica para o Swamiji. Pessoas muito simpaticas com quem conversei e expliquei a razao da minha visita. 'A medida que o tempo ia passando iam chegando pessoas... Aqui as pessoas chegam bem antes da aula comecar (que maravilha). Quando o Swamiji entrou (uns 15 minutos antes da aula comecar) ja estavam mais de 100 pessoas preparadas para o escutar. Antes da aula vocalizamos dois stotrams

Nao consigo explicar por palavras a emocao que tive ao ver, finalmente, o Swamiji em pessoa. Uma pessoa tao simples, tao elegante a caminhar, com um sorriso de crianca. E' a humildade e a descricao em pessoa. E ouvir a sua voz ao vivo, a verbalizar os mantras e depois a aula... fantastico. E' sem duvida o meu professor e ca estarei para o escutar durante este mes. No final da aula fui ter com o Swamiji para me apresentar. Trocamos apenas umas palavras mas isso bastou para encher o meu coracao.