sexta-feira, 26 de agosto de 2011

APONTAMENTOS DAS AULAS



Aqui vos deixo alguns apontamentos que tirei das aulas do Swamiji. Autenticas perolas :)


A nossa liberdade e' directamente proporcional 'a liberdade que concedemos aos outros para serem o que sao. Como saber se concedemos liberdade? Quando nao vivemos com a cabeca cheia de preocupacoes pelos demais (entenda-se preocupacoes nao como falta de cuidar e amar os demais).

Converter "Worry Time" em "Meditation Time". (Assim ja nao temos a desculpa de falta de tempo :))

Uma das maiores ilusoes que temos e' a de pensarmos que somos indispensaveis.

Tal como podemos ter varias fotos de uma mesma pessoa, Brahman e' um, mas existem inumeras "fotos" (reflexos da Consciencia) de Brahman.

Na visao do Jnani (sabio),nao existe um mundo aparte de Brahman. Tudo e' Brahman. Assim, depois de saber que tudo e' Brahman, perguntar alguma coisa sobre o mundo nao faz sentido.

Conhecimento e' negacao do mundo. So existe Brahman.

Nao existe Consciencia e materia. So existe Consciencia.

Fugir do mundo para encontrar/alcancar moksha (a libertacao) e' o mesmo que fugir da corda-cobra (exemplo usado no Vedanta, quando a pessoa confunde uma corda com uma cobra). Quanto mais fujo mais ignorancia tenho.

Eu nunca ganharei uma batalha ao mundo. So ganho quando compreendo que nao existe um mundo para lutar contra. Tal como nao existe uma batalha a travar com a cobra-corda, nem com um sonho que eu tenha, pois o sonho sou eu mesmo.

Vedanta nunca nos ensina como lutar e vencer. Vedanta ensina-nos que lutar e' ignorancia.

Tal como o cao ladra contra o seu proprio reflexo num espelho, tambem nos ladramos contra nos mesmos.

Tres importantes licoes:

1 - Eu nao sou a mente
2 - A mente nao e' minha
3 - A mente e' mithya (nao tem existencia propria, depende de outra coisa para existir, depende de mim, a Consciencia-Testemunha)

Vedanta analisa o famoso Yoga Sutra "Yoga citta vrtti nirodhah" (traduzido normalmente como Yoga e' a cessacao dos pensamentos da mente ) como: nao alimentar, nao cooperar com os anatma vrttis (pensamentos relacionados com tudo o que nao e' atma, o eu). Em Vedanta o objectivo nao e' remover os pensamentos, mas sim alimentar aqueles pensamentos relacionados com o ensinamento de que "Eu sou Brahman", eu sou o Todo.

Dois entendimentos importantes de Vedanta:

1 - Entender que eu sou Brahman.

2 - Entender que nao preciso de nada mais do que o entendimento de que eu sou Brahman. Nao preciso de nenhuma pratica ou acontecimento especial, alem de Brahmavidya (conhecimento de Brahman).

1 comentário:

  1. Hoje fico-me pelo primeiro ensinamento. Já o li à pouco e ainda não me saiu da cabeça :)
    Bom resto de viagem e até breve!
    bjs
    Carolina

    ResponderEliminar