quinta-feira, 4 de agosto de 2011

DIAS DE FOLGA

Ontem e hoje sao os meus dias de folga, o Swamiji nao da aulas e por isso estou a aproveitar para conhecer um pouco melhor esta cidade indiana que me acolhe.

Ontem nao parei. Depois de beber uma bela agua de coco pela manha :))) decidi apanhar o comboio para o centro de Chennai (se e' que se pode chamar de centro aquilo). Paguei 5 rupias pelo bilhete (menos de 10 centimos) e o comboio e' o maximo. Uma maravilha! Bastante largo, muito velho (velho do tempo em que havia uma carruagem destinada apenas 'as mulheres, pelo que eu pude entender. Maria Joao nao fiques chateada, ja passou esse tempo...). As portas nao existem :) o que 'e muito bom para apanhar ar fresco. A viagem foi agradavel apesar de ter passado por zonas muito pobres, 'a beira do rio, com muito muito lixo... Enfim... India, uma pena.

vista da estacao de comboios

Fui passear pelo Fort de Chennai (nada de especial) e depois fui ate Triplicane. Bem, a zona onde eu estou a dormir comparado com estas zonas do centro e' o ceu (e de facto e'). Em Triplicane ha muito mais confusao, barulho, poluicao, as ruas sao mais apertadas, os cheiros mais intensos... Tanta poeira que apanhei (de ficar com os pes pretos). Depois de alguma procura la encontrei um restaurante para comer. Ar condicionado, tranquilo, um paraiso... Pedi um simples arroz de vegetais e dhal mas a dose que me trouxeram dava para dois!!! Claro que nao consegui comer tudo, com muita pena minha. Aqui em Chennai so me apetece e' beber agua, sumos, comer fruta... Felizmente o restaurante tinha um magnifico Mint Lime Juice. Digo-vos, isto e' do melhor... tive que repetir a dose. Paguei 3 euros pelo almoco (que daria para dois).

Voltei ao hotel para recuperar forcas e 'a tarde la fui eu passear mais um pouco. Desta vez fui ao Kapaleeshwarar Temple, um templo dedicado a Shiva, localizado em Mylapore, o bairro onde estou instalado. Como podem ver e' bastante bonito e tem um gigantesco lago sagrado mesmo 'a frente. Parece que este templo existia num outro sitio, mais perto do mar, mas os grandes conquistadores Portugueses fizeram questao de o destruir para construir por la uma capelazita qualquer.... destas coisas menos felizes nao aprendemos nos na escola....

Kapaleeshwar Temple

O templo e' magnifico! Assisti a algumas pujas, andando descalco por aquele chao simplesmente escaldante :) E' emocionante ver a devocao das pessoas, a educacao, o sentimento de humildade e entrega...

Visto o templo fui ate ao Ramakrishna Mutt Temple, dedicado ao grande mestre Ramakrishna que viveu no seculo 19. Um sitio muito agradavel, tranquilo, com muita vegetacao e templos bonitos. Sentei-me por la, apreciando o sossego dos templos.

Ramakrishna Universal Temple

Vistos os templos decidi ir ate 'a praia de Chennai, Marina Beach. Pensava eu que poderia sentar-me na areia, tranquilamente apreciando o mar e o ceu e depois poderia jantar num belo restaurante 'a beira da praia. Hahahahaha, Simaozinho viaja muito na maionese. Ao pe da praia e' onde estao as barracas todas. Voces imaginem os bairros mais pobres de Portugal (agora multipliquem isso por 100) a viverem na baia de Cascais! Pois foi mais ou menos isso que encontrei ali. A areia super suja, muitos barcos de pescadores (pobres peixes) e muita criancada na praia brincando. Tomar banho? Nem pensar! As aguas sao agitadas e principalmente, vem com presentes :) Por la estavam alguns homens acocorados, personagens que eu mais tarde apelidei de "Os acocorados contemplativos de Marina Beach". E o que estavam a fazer os senhores? Pensando na vida? Meditando sobre Brahman? Vendo o mar? Pois podem adivinhar.....

Marina Beach


Bueno, vista a praia voltei para o hotel para mais tarde jantar... De referir que hoje, enquanto dormia, la pelas 2h da manha uma barata decidiu passear pela minha zona dorsal... Ora, nao sao coisas que uma pessoa aprecie, certo? A ver se arranjo um outro quarto um dia destes...

Hoje nao vou andar tanto como ontem. Ja descobri um sitio onde comer pizzas :) e uma tasquinha com sumos naturais... ai que maravilha... hoje foi de melancia... Vou aproveitar para descansar pois amanha tenho jornada dupla com o Swamiji :)

1 comentário:

  1. Simãozinho, mas que belas novidades e que belas fotos...dá para perceber a realidade da cidade, por vezes menos boa, mas é a realidade!
    Adorei as fotos dos templos que mandaste, um magnífico paraíso certamente! Um dia também espero poder encarar de frente tais maravilhas :)
    A parte da barata é que dispenso...não consigo explicar mas tenho um certo pavor a esses amigos insectos...e não consigo ficar indiferente à presença de uma. Eu sei que elas têm mais medo de mim do que eu delas...mas o que queres, o ego tem destas coisas :) Se me acontecesse a mim acho que já não pregava olho a noite toda, eheh.
    Um abraço muito grande e continua a dar notícias!
    Núria

    ResponderEliminar