domingo, 14 de agosto de 2011

TIRUVANNAMALAI - RAMANA ASHRAM E CAVERNAS

Esta e' a terceira e ultima parte do relato da minha aventura por Tiruvannamalai. Na quinta-feira de manha, decidi ir conhecer o super famoso Ramana Ashram e visitar duas cavernas onde ele viveu mais de 20 anos!

O ashram e' um espaco amplo, muito agradavel. muitos ocidentais... A foto abaixo foi tirada no santuario de Ramana, onde se encontra a urna com os restos mortais do seu corpo. E' uma sala enorme e tive a felicidade de assistir a cantos vedicos (vocalizados por uns rapozetes:) e ainda a uma puja.


Dei uma volta pelo ashram, onde pude ver um poco com agua limpa! (cheio de peixes). Vi as casinhas onde os visitantes podem ficar instalados a dormir, o refeitorio, o quarto onde shri Ramana passou as ultimas semanas, jardins, etc.

Depois decidi fazer o caminho ate 'as cavernas onde Ramana viveu durante muitos anos. Logo no comeco do caminho um senhor muito simpatico dirigiu-se a mim e comecou a falar de Ramana e de como Arunachala e' especial, deu-me uma pedra apanhada no topo da montanha e mostrou-me a sua palhota, onde ja vive ha 20 anos! Depois levou-me ate uma pedra onde Shri Ramana passava o final de tarde, sentado a apreciar o por do sol (ver foto abaixo). De referir que, dentro do Ashram anda-se descalco e como eu fui directamente para o caminho... pois podem adivinhar que continuei descalco !!!! Despedi-me do senhor e dei-lhe uma pequena recompensa...


E la foi Simaozinho pela montanha acima, em busca das cavernas. O caminho e' todo feito sobre uma "estradinha" de pedras e por isso nao foi assim tao doloroso. Mas, a verdade e' que ainda foram quase 2 horas (ida e volta). La encontrei a primeira caverna, que tem uma vista espectacular. Um espaco pequeno mas com uma grande energia. Ramana viveu na caverna chamada Skandashram durante cerca de 7 anos. Por la encontravam-se alguns devotos, indianos e ocidentais. Depois de la estar durante uns minutos, descansando e desfrutando da paz do local, fui ate 'a outra caverna, onde Ramana viveu 17 anos, chamada Virupaksha. Gostei mesmo muito de conhecer estas cavernas e fiquei a imaginar como seria viver nelas ha 100 anos atras... 

Virupaksha Cave

Vistas as cavernas fiz o caminho de volta ao ashram. E do ashram fui para o hotel tomar um bom banho e descansar. Enquanto estive em Tiruvannamalai tomei banhos pelo mes todo:) Ainda estava mais quente que em Chennai mas, na quarta-feira a' noite fui abencoado com uma forte chuvada e trovoada... pela primeira vez vi chuva por estas bandas...

Ao almoco e, antes de regressar a Chennai, fui ao fabuloso Manna Cafe, que fica mesmo ao lado do hotel. Um sitio muito cool, com comidinha boa. Gostei mesmo muito deste restaurante, onde fiz quase todas as minhas refeicoes durante a estadia em Tiruvannamalai.

Manna Cafe


Sem comentários:

Enviar um comentário