quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A VIAGEM CHEGA AO FIM



Hoje e' o meu ultimo dia em Chennai e na India. Daqui a algumas horas tenho o meu voo de volta para Portugal. Chennai e, especialmente o Swamiji, vai deixar em mim muitas saudades. Mas tenho o consolo de saber que vou continuar a escuta-lo diariamente :)

Esta foi uma viagem muito proveitosa para mim, em todos os aspectos. O que me trouxe de volta 'a India nao foram as chamucas nem o mango lassi :) mas sim uma pessoa muito especial, uma pessoa que ensina como ninguem e que tanto me ajudou (com os seus ensinamentos) a mudar a forma como vejo o mundo e a mim mesmo, para melhor.

Escutar o Swamiji ao vivo e ter a privilegio de estar em sua casa, sozinho, escutando as suas palavras, colocando as minhas duvidas, foi o mais especial desta viagem. Nunca esquecerei aquilo que ele me disse e, principalmente, a forma tranquila, descontraida como falou comigo... a leveza e a paz em pessoa.

Outros aspectos muito positivos desta viagem: as pessoas de Chennai, no geral muito simpaticas, nomeadamente os alunos do Swamiji, sempre muito prestaveis. A India e' um bom pais, tal como Portugal o e'. As pessoas sao boas, sao simpaticas. Os sumos de fruta que bebi.... muito saborosos... foram um dos  grandes combustiveis do meu dia-a-dia, nesta cidade escaldante. 

Gosto de Chennai. Ok, e' uma cidade grande, enorme, com muita poluicao e barulho mas, mesmo assim, tendo em conta que estamos na India, nao esta nada mal. E' uma cidade espacosa e o facto de estar 'a beira mar torna-a numa cidade mais respiravel. E principalmente, e' uma cidade com muita tradicao hindu presente,  com centenas de templos, os dhotis e os saris, a comida, etc., e eu gosto muito disso.

Perspectiva de Chennai, desde o St Thomas Mount


Adorei Tiruvannamalai! Que sitio magico! O templo (o segundo maior da India), o Ramana Ashram, o ambiente e especialmente a montanha Arunachala. Quero voltar la, com certeza!
Gostei tambem de Mamallapuram e da tranquilidade que la encontrei. Foi bom para descansar um pouco. Os templos sao tambem muito bonitos.

Estar na India e' uma das melhores formas de trabalhar alguns valores, nomeadamente a paciencia :) Isto aqui e' outro ritmo. No ocidente nos queremos as coisas para ontem, somos extremamente exigentes, as coisas tem que ser e acontecer como nos queremos. E por isso, tantas vezes nos desiludimos, tantas vezes nos angustiamos, tantas vezes sofremos. Tudo pode ser um problema. Aqui a pessoa tem que baixar as expectativas e muito, tem que aprender a relaxar, a descontrair, a nao dar demasiada importancia. Como dizem os espanhois: Tranquilo!

Por isso dizia num outro post que, o facto de as aulas serem aqui em Chennai, acaba por ser muito interessante: a pessoa aprende e coloca logo em pratica. Depois de ver o que vi aqui, de toda esta forma de viver o dia-a-dia, os problemas com que os indianos se debatem, a fome, a miseria, a poluicao, o transito, o barulho.... dificilmente me atreverei a criticar ou julgar o meu querido pais Portugal. Alias, como sabem, eu adoro Portugal e defendo-o com unhas e garras :)

Mas a licao e': se estamos bem connosco mesmos, estamos bem em qualquer sitio, seja na India ou em Sao Joao do Estoril :)

Aquilo que mais me custou durante a minha estadia na India foi estar longe da minha familia, nomeadamente das minhas princesas Tania e Sara.... Mas pronto, ja passou. E no futuro conto traze-las para conhecerem o Swamiji e todo este mundo. Elas sao a minha grande inspiracao, nomeadamente a Tania que me apoiou imenso nesta aventura.

Em breve estarei em Portugal para recomecar mais um ano lectivo de aulas de Yoga. La vos espero, em cima do tapete, trabalhando o corpo e mente :)

Ate ja...



5 comentários:

  1. Amor...
    Um obrigada do tamanho do mundo por teres partilhado connosco esta tua viagem, o ensinamento e as imagens. Foi como se eu própria tivesse viajado contigo.
    Um obrigada por existires na nossa vida...
    Cá te esperamos de volta.

    Beijos cheios de saudades

    Tânia e Sara

    ResponderEliminar
  2. Simão:)!!

    Fico muito feliz por ti, por te "ver" assim, tão..tão...tranquilo e mais rico em experiência de vida:)
    Só para te deixar um grande abraço e um obrigada por partilhares a tua linda viagem:)

    Beijos!!

    Ana Cardoso

    ResponderEliminar
  3. Grande viagem!
    Um grande abraço, tudo de bom para ti e para as princesas.

    Carlos Almeida

    ResponderEliminar
  4. Simão!
    o que eu perdi nas minhas férias!
    achei fantástico! obrigada por partilhares connosco a tua viagem e tenho a certeza que vais partilhar esses ensinamentos e energia no decorrer das aulas!
    um abraço grande!
    até jahhhhhhhh!
    Rute

    ResponderEliminar
  5. Um grande abraço à família Simão, Tânia e Sara... Que a partilha continue.

    ResponderEliminar